Homem a ler notícias no tablet
03 dezembro 2020

Lisbon Data & AI Forum Campus Edition - Wrap up


A Noesis organizou o Lisbon Data & AI Forum Campus Edition uma iniciativa dedicada aos estudantes universitários

Uma semana depois da realização da quarta edição do Lisbon Data & AI Forum, o evento de referência sobre Analytics and Artificial Intelligence, a Noesis decidiu organizar, pelo segundo ano consecutivo, uma versão do evento dedicada aos estudantes universitários.

Após o sucesso da primeira Campus Edition, em 2019, a Noesis, em parceria com a Qlik e com o apoio da NOVA IMS, preparou uma edição online com conteúdos criados especificamente para os estudantes com o grande objetivo de fomentar a aproximação entre as organizações e a comunidade académica. Data Analytics, Data Science, Artificial Intelligence e Computer Vision foram alguns dos temas em destaque.

Sessão de Abertura


Ricardo Rocha, Marketing & Communication Associate Director, foi o host do evento, tendo apresentado a Noesis e a área de Data Analytics & Artificial Intelligence (DAAI), evidenciando o potencial da analítica avançada e da Inteligência Artificial na transformação digital das organizações.

 

 

ldaif campus edition abertura

 

Roundtable


Tecnologia, mundo empresarial e comunidade académica. Reunimos profissionais de cada um destes eixos para conhecer, numa sessão de roundtable, as diferentes perspetivas sobre a importância dos dados nas organizações. Ricardo Ramos, Principal Competitive Analyst da Qlik, Luís Gonçalves, Data Analytics & AI Director da Noesis, e Fernando Bação, Professor na NOVA IMS, falaram sobre data literacy, que tipo de perfis e competências são mais revelantes para o mercado e qual o futuro destas novas profissões, entre outros temas.

 

 

ldaif campus edition


Histórias de Sucesso


Bruno Santos, Data Analytics & AI Senior Manager, apresentou alguns casos de sucesso de clientes, onde a Noesis está a desenvolver projetos nestas áreas, explicando de que forma as organizações podem beneficiar de Data Analytics e de Inteligência Artificial para tomar melhores decisões, tornando-se mais eficientes.

 

ldaif campus edition success cases


Inteligência Artificial na prática


Computer Vision tornou-se uma das principais áreas de investigação em Inteligência Artificial. É uma das tecnologias que permite que o mundo digital interaja com o mundo físico. Se a IA permite que os computadores pensem, a Computer Vision permite que os computadores tenham capacidade de ver, observar e compreender. 
Fábio Paixão, da equipa de AI da Noesis, apresentou algumas aplicações práticas desta tecnologia, desde a Medicina, à Indústria Automóvel, passando pela Arte.

 

ldaif campus edition


Demo Qlik


A segunda edição da Lisbon Data & AI Forum Campus Edition terminou com uma sessão prática realizada por Vítor Castro, da nossa área de DAAI, que apresentou uma demo de Qlik, demonstrando como é fácil entrar no mundo dos dashboards interativos e tomar decisões mais informadas e de forma muito mais eficiente.

 

ldaif campus edition


Assista aqui ao Lisbon Data & AI Forum Campus Edition